Semana passada, encontrei um artigo muito interessante de duas professoras da USP de Ribeirão Preto. A ideia do estudo era avaliar se havia correlação entre problemas de comportamento apresentado por crianças e características do ambiente familiar.
E sabe quais foram os resultados da pesquisa?? As crianças que vivem em ambiente familiar onde há supervisão e participação dos pais no cotidiano, maior monitoramento do uso do tempo livre e oferecimento de brinquedos e atividades facilitadoras do desenvolvimento, apresentaram menores índices de problemas de comportamento!!
Novidades?? Nem tanto, não é??
O mais interessante deste artigo é o rigor metodológico com a qual se chegou à estes resultados.
Dentro do "senso comum" dos profissionais que trabalham com crianças, há a ideia de que um ambiente familiar punitivo, coercitivo e negligente, é fator de risco para o surgimento de problemas de comportamento nas crianças, mas esta correlação muitas vezes, não é verificada por meio de análise estatística, além de não ficar claro exatamente quais comportamentos e atitudes dos pais favorecem ou não o aparecimento de comportamentos inadequados.
Por isto achei ótimo este artigo e quero compartilhar com vocês!!
Mas é importante lermos este texto e pensarmos também em suas limitações e implicações.
Ao final da apresentação dos slides há algumas perguntas para reflexão.
Leia e deixe comentários!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário